Porquê o iPad na sala de aula para crianças com necessidades educativas especiais?



    O iPad é um dos mais conhecidos dispositivos da marca americana Apple. Sendo este um tablet com um sistema próprio desenvolvido pela sua fabricante, (iOS) os iPads têm diversos recursos de acessibilidade que podem ser úteis em contexto de sala de aula. Para além do sistema ser otimizado para o hardware, o aparelho na área da deficiência visual, conta com o VoiceOver, que pode ler pdf, powerpoints, documentos do word, ou qualquer conteúdo que apareça no ecrã, inclusivamente fazer descrição de imagens e ligar uma linha braille, permitindo inclusivamente escrever no tablet com o teclado da linha, como se de uma máquina convencional se tratasse. Para além disto, o seu sistema de ampliação permite ao utilizador escolher como quer a ampliação, ou seja, se quer em formato janela, ou ecrã inteiro, e como o ecrã tem uma alta resolução, quando um aluno vai ler um texto, as letras não perdem tanta definição. O sistema de ampliação possui ainda opções de filtros de contraste para se adaptar a qualquer tipo de visão. Para quem não necessitar do VoiceOver, os iPads possuem também um sistema de leitura que permite que a pessoa selecione o texto que quer que seja lido e clique em "falar", para que o sistema leia o texto em voz alta. 

    Um exemplo claro de uma possível utilização do iPad seria em disciplinas que exijam desenho, pois existem aplicações gratuitas que permitem que o aluno crie camadas de desenho, permitindo que se o aluno se enganar no trabalho, ele não perde tudo, pois pode simplesmente eliminar aquela parte e retomar o trabalho mais rapidamente. Para além desta vantagem, é muito mais facil de organizar e de transportar, evitando que o projeto se estrague, por exemplo, quando é uma pintura, ou desenho em papel, pode rasgar-se, cair um líquido em cima, etc. 

    Em disciplinas que exigem cálculos, escrever os cálculos em um portátil utilizando o Microsoft Word é bastante complicado, exige muito treino e por vezes acabamos por perder o raciocínio, pois muitas vezes, como temos baixa visão, temos de ampliar o ecrã, obrigando-nos a deslocarmo-nos muito pelo ecrã para encontrarmos as opções que queremos, fazendo-nos perder tempo e ao mesmo tempo o raciocínio. Mas então, porque não um caderno e um lápis, ou caneta? - Com o iPad é muito mais fácil de o aluno encontrar o que pretende, podendo organizar os documentos com nomes e por pastas, tal e qual como faz no computador, não ficando assim com montes de folhas soltas, cadernos, onde não sabe onde está o que fez, ou até mesmo dossiês, que não são fáceis de transportar e por vezes ainda mais confusos. 

    Se um docente projetar um powerpoint, ou vídeo bastará enviá-lo para o aluno, que o verá de forma cómoda do seu lugar, permitindo que o aluno aproxime o ecrã dos seus olhos, não tendo de se debruçar sobre o ecrã do computador para ver. Se não conseguir ver, o aluno poderá utilizar o VoiceOver para ler o documento e inclusivamente descrever imagens, e também a uma linha braille. Para escrever pode recorrer a um teclado qwerty comum, ou ao teclado da linha braille, no caso desta o possuir. 

    Para a baixa visão o indicado seria o iPad com a Apple Pencil e se quiser escrever de forma mais cómoda e rápida um teclado. Para uma pessoa totalmente invisual seria o iPad, uma linha braille e um teclado para o caso de querer escrever normalmente. 

    Algumas apps úteis: 

    1 - Notas - O app nativo para notas do iPad já possui bastantes recursos, como linhas e quadriculado, (ambas com opções de tamanho), entre outras funções como o cancelamento da palma da mão. 

    2 - Pages - O app semelhante ao Microsoft Word, mas da Apple; 

   3 - SketchBook - Um app de desenho gratuito, que permite a utilização de camadas; 

    4 - Procreate - Um app pago, mas com mais recursos; 

    Para as crianças com outras deficiência, o iPad possui outros recursos, como o controlo por manípulos, acesso guiado, que permite que o docente bloqueie o acesso a apenas uma aplicação, controlo por voz, que permite que uma pessoa controle o aparelho apenas falando. 

    Existem empresas que fazem aplicações exclusivas para iPads especificas para pessoas com deficiência, uma dessas empresas é a Inclusivetecnology, que possui uma panóplia enorme de aplicações. 


Para qualquer dúvida comentem e não se sequeçam de seguir o blogue, clicando no botão seguir. Em seguida, se estiver com cessão iniciada no seu gmail, clique novamente no botão "Seguir que aparece no Pop-Up. Se não basta iniciar cessão e em seguida clicar no botão seguir. 



Comentários