Porquê o Mac para pessoas com deficiência?


    

    Como sabemos o MacOS está cada vez mais difundido por todo o mundo, chegando cada vez a mais pessoas. Neste artigo iremos falar do porquê o MacOS para pessoas com deficiência. 
    Como já foi mencionado em artigos anteriores, o MacOS tem diversos recursos de acessibilidade nativos, não sendo necessário a instalação de software externo (que na maioria das vezes são bastante dispendiosos), para determinadas funções, como leitor de ecrã, ampliação, controlo por voz, entre outras. O VoiceOver, por exemplo não serve apenas para quem tem baixa visão, ou cegueira, servindo também para quem tem dislexia, pois ele destaca a secção do texto que está a ler, permitindo assim que a pessoa acompanhe visualmente o texto e também em áudio. Para quem tem baixa motricidade fina existe a opção do ditado para escrever, e o controlo de voz que permite escrever e navegar pelo sistema mais facilmente. 
    Além das opções de acessibilidade em si, o MacOS vem com aplicações que podem ajudar as pessoas com necessidades especiais na escola, como é o caso do App Grapher, que já está incluído no Mac. A calculadora, também pode falar o número e o resultado de uma conta, mesmo não tendo o leitor de ecrã ativado. 
    Para pessoas com espectro de autismo, por exemplo é possível configurar diferentes áreas de trabalho com as mesmas aplicações, para que sempre que a pessoa ligue o computador ela saiba o que está aberto, e onde, inclusivamente sendo possível simplificar o finder, para a pessoa conseguir trabalhar melhor. 
    Para quem tem défice de atenção, existem formas de organizar os documentos e as aplicações de forma a que a pessoa se disperce menos. Nas diversas aplicações nativas existem também opções dedicadas para o mesmo efeito. 
    Para além do mais, os softwares feitos para Mac geralmente são todos otimizados para os recursos de acessibilidade nativos do sistema, ao contrário do que acontece no Windows, pois o Mac é um sistema mais fechado, permitindo que os recursos de acessibilidade funcionem de forma mais efetiva do que em outros sistemas operativos. 
    Para além de tudo isto, o MacOS é um sistema bastante seguro, mas que permite instalar aplicações por fora da AppStore, ao contrário do que geralmente se pensa, tendo estas apps de passar por uma verificação de segurança, para receber um certificado de que é segura, mesmo não estando disponíveis na loja nativa do Mac, evitando assim que a pessoa sofra tantos ataques de virus e perca os seus dados. 
    O que refiro acima é comprovado pelo facto de que em outros países, como a Polónia, e a França, por exemplo, o Mac é amplamente usado em escolas e centros de reabilitação para pessoas com deficiência, permitindo-lhes assim utilizar as novas tecnologias de forma mais fácil e cómoda. 
    Deixo um link abaixo para um documento mandado fazer pela Apple com várias dicas e exemplos do que falei anteriormente e ainda mais. 

Para qualquer dúvida comentem e não se sequeçam de seguir o blogue, clicando no botão seguir. Em seguida, se estiver com cessão iniciada no seu gmail, clique novamente no botão "Seguir que aparece no Pop-Up. Se não basta iniciar cessão e em seguida clicar no botão seguir. 

Link: 

Comentários