Um pouco da história da acessibilidade nos dispositivos Apple
A Apple, desde à alguns anos é conhecida pelos seus recursos de acessibilidade. No artigo de hoje veremos um pouco da história da acessibilidade da empresa na sua era moderna.
Em 2002, com o macOS 10.2, a empresa lançou o controlo universal, que pretendia ajudar pessoas com necessidades especiais a usarem o sistema. Entre as funcionalidades, estavam o zoom, inversão de cores, entre outras. Estas funcionalidades foram baseadas em recursos clássicos do sistema.
Em 2005, com o macOS 10.4 Tiger, lançou a primeira versão do leitor de ecrã VoiceOver.
Em 2007, a marca lançou o primeiro iPhone, e com o lançamento do macOS Leopard, aprimorou mais as funcionalidades do VoiceOver.
No ano seguinte, com o lançamento do iPod nano, introduziu, também leitor de ecrã neste dispositivo.
Em 2009, com o lançamento do iPhone 3GS, a Apple implementou o primeiro leitor de ecrã por gestos. Nesse mesmo ano, lançou a primeira versão do iPod touch, e introduziu, também o VoiceOver, por gestos.
Em 2010, com o lançamento do primeiro iPad, a Apple introduziu também o VoiceOver por gestos, sendo parabenizados pela National Federation For the Blind, por serem os primeiros a introduzirem um leitor de ecrã em um dispositivo móvel.
Em 2013 Tim Cook recebe o prémio de defensor dos direitos humanos, e afirma em discurso que a empresa não "olha" para os custos de desenvolvimento de funções de acessibilidade, pois na empresa acredita-se que é um direito de todos.
Em 2014 o presidente da National Federation For the blind, afirma que a Apple já fez mais pela acessibilidade, do que qualquer outra companhia até àquela altura. Nesse mesmo ano colocam como estagiária Jordyn Castor, uma jovem com problemas de visão, que tinha acabado de tirar o curso de Engenharia de Software, na equipa de acessibilidade. Em 2016 Jordyn ficou efetiva e vem trabalhando no controlo de qualidade das funções para a cegueira e baixa-visão.
Em 2019 a marca lançou um controlo por voz, que permite a pessoas com deficiências motoras controlar os dispositivos, com comando simples, e sem recorrer a uma conexão com a internet.
Em 2021 lança uma funcionalidade que permite aos iPhones detetar portas, janelas, ler sintética, dizendo a quantos metros o utilizador está. Nesse mesmo ano lançou, para o Mac, um recurso que procura problemas em textos, automaticamente e faz uma lista com os mesmos, redirecionando o utilizador para o local certo.
Neste ano lançou o Assistive Access, uma interface totalmente nova, para quem tem problemas cognitivos, o Fala ao vivo, e o "Voz Pessoal" para quem tem problemas vocais.
Espero que tenham gostado
Comentários
Postar um comentário