AppleGPT pode ser lançado em 2024 e revolucionar mais uma vez a acessibilidade
Nos nossos dias, a inteligência artificial está a ser um dos temas centrais. Um dos principais protagonistas é o ChatGPT, da OpenAI, que pertence à Microsoft.
Apesar de a Apple estar a demonstrar algum cuidado com a inteligência artificial, e com os modelos de linguagem LLM, parece que internamente, o desenvolvimento deste tipo de modelos está a decorrer a todo o vapor.
De acordo com o jornalista Mark Gurman da Bloomberg, a Maçã, já tem um sistema de IA generativa chamado "Ajax". Este sistema baseia-se no Google Jax, que é um serviço da gigante das buscas. Este serviço está a ser usado para construir modelos de linguagem, a partir dos quais funcionam o ChatGPT, e o Google Bard.
De acordo com Gurman, nos últimos meses, os esforços da empresa nesta área têm aumentado bastante, tendo diversas equipas a colaborar com o projeto, mas tendo de enfrentar desafios em relação à privacidade do utilizador.
Internamente, a empresa já tem também um "Apple GPT", mas ainda com um funcionamento restrito, e que nada do que sair do sistema poderá ser implementado nos sistemas, pelo menos por enquanto. Para que isso possa acontecer, a empresa precisa de formular uma estratégia, de como implementará esta nova tecnologia nos sistemas direcionados aos consumidores. Uma das possíveis áreas de implementação seria a Acessibilidade, por exemplo na área do reconhecimento de imagens do VoiceOver, que hoje em dia faz uma descrição relativamente simples das imagens. Com este tipo de tecnologia, o sistema passaria a poder descrever uma imagem de forma fluida, e natural, permitindo assim que os utilizadores cegos, ou com baixa-visão conseguissem entender ainda melhor o que está a ser exibido na imagem. Hoje em dia já existem apps que fazem este tipo de descrição, como é o caso do Be My Eyes Virtual Volunteer, mas com este recurso nativo, bastaria o utilizador entrar na galeria, ou a qualquer outra aplicação, clicar na imagem que pretende que seja descrita, que o sistema automaticamente iria descrever-la.
Este recurso pode ter um anúncio significativo no próximo ano, ou seja, 2024, mas ainda não há certezas, uma vez que internamente ainda não foi formulada uma estratégia, para o lançamento. Os dois executivos que estão à frente deste projeto são Creig Federighi, (Vice Presidente sénior de Engenharia de Software) e John Giannandrea (Chefe de aprendizagem automática e IA desde 2018, quando saiu do Google para a Apple).
Comentários
Postar um comentário