A utilização de dispositivos Apple em Portugal por pessoas com deficiência
Em todo o mundo os dispositivos Apple são usados para auxiliar pessoas com deficiência, uma vez que vêm recheados de funcionalidades para as diferentes problemáticas e em muitos casos, praticamente não é necessário instalar nada para começar a usá-los.
Em Portugal, estes dispositivos, mesmo para pessoas com deficiência, ainda são considerados por muitos produtos de luxo, e desnecessários, mas a realidade é outra.
Quando se fala de pedir ajudas técnicas, por vezes são prescritos smartphones específicos para pessoas com deficiência visual, mesmo quando estas necessitam é mesmo de um smartphone convencional. A única vantagem destes equipamentos específicos é terem teclas e uma camada proprietária sobre o sistema Android. Por vezes estes smartphones, como são produzidos em menor escala, podem ter problemas desde o seu início de produção, sendo por exemplo de bateria, com as teclas, entre outros. Outro dos problemas, este relacionado ao sistema operativo é que como geralmente estes telefones têm uma camada proprietária por cima do Android, praticamente não recebem atualizações do sistema operativo, tendo um android desatualizado, por exemplo há smartphones deste tipo lançados em 2023 a vir com o Android 11, já estando o sistema no Android 14 e que não vão receber mais nenhuma versão, porque provavelmente iria afetar a camada proprietária.. Este tipo de situação pode comprometer a segurança do utilizador, uma vez que se não recebem atualizações, podemos comprometer a segurança dos dados dos utilizadores, porque quem geralmente produz as atualizações de segurança do Android é a google e é para as versões mais recentes do Android, e cabe às fabricantes adapta-las. Uma vez que estas fabricantes são mais pequenas não lhes compensa adaptar estas atualizações. Estes smartphones são apenas aconselhados para quem não se adapta ao touch, e necessita mesmo de teclas, tendo uma utilização muito básica. Tendo em conta os valores valores comparados dos smartphones os dispositivos Apple, para quem precisa de um pouco mais acabam por compensar, em relação aos específicos, não devendo estes ser considerados "de luxo", mas sim produtos de necessidade, para que as pessoas se sintam integradas na sociedade, e consigam executar as suas tarefas diárias.
Para quem tem deficiência, a tecnologia pode ser uma grande mais valia, e quanto mais fácil de usar e mais rápido de entender melhor. Uma vez que estes produtos "conversam" uns com os outros de uma forma integrada e muito queda, torna-se mais fácil para o utilizador trabalhar com eles.
Uma outra vantagem era segurança que têm uma vez que, por exemplo, no iOS os apps funcionam em uma espécie de "caixas estanques, que apenas permitem que as informações requeridas pelo sistema trafeguem para dentro e para fora da caixa, ou seja, para o resto do sistema. Ainda ao nível da segurança, como todos os produtos são feitos pela mesma empresa, assim que é descoberta uma falha de segurança, é muito mais fácil de a corrigir, um exemplo disso é que em uma semana, utilizadores do sistema, chegam a receber duas atualizações rápidas de segurança, ou seja, a primeira não resolveu, foi retirada dos servidores, e três dias depois foi enviada uma nova, que, essa sim, resolveu o problema.
Ainda a este nível, no macOS há muito menos virus espalhados pela internet, o que para quem não vê, ou vê mal, é uma grande vantagem, uma vez que se clicar num link malicioso, sem querer, é muito mais improvável entrar algum tipo de software malicioso, e ainda é muito mais improvável que ele se consiga instalar sozinho, uma vez que para se instalar programas por fora da loja é necessário termos essa opção ativada nas definições.
Voltando ao tópico da Acessibilidade, os dispositivos Apple têm tudo instalado de fábrica, permitindo que os utilizadores com deficiência consigam usar os dispositivos de forma independente, desde a configuração inicial. Estão presentes recursos para pessoas com deficiência visual, auditiva, motora, cognitiva e fala. Na visão temos por exemplo o VoiceOver, e o Zoom, na Audição, o Reconhecimento de Sons e Aparelhos auditivos. Na área da motricidade, o controlo por voz e por manípulos, para a cognição, o Acesso Assistido, e o Acesso Guiado. Para a fala, temos a Fala em tempo Real e a Voz Pessoal.
Em comparação com outros sistemas, os sistemas da Apple em termos de Acessibilidade são bastante mais robustos e as funcionalidades de acessibilidade não necessitam de internet para funcionarem.
Uma outra vantagem é que a Apple tem todos os apps compatíveis para as suas funcionalidades de Acessibilidade, e dá aos programadores ferramentas e suporte para integrarem essas mesmas funções nos seus apps, fazendo assim com que tudo funcione de forma queda e integrada, sem falhas.
Também o suporte da marca é um ponto a favor, uma vez que eles têm uma equipa dedicada para as questões/sugestões de acessibilidade que os utilizadores possam ter. A equipa geralmente responde de forma rápida e direta ao ponto, em qualquer solicitação. Por exemplo, uma vez enviei um email às 7 e 5 da noite, e tive uma resposta às 8 e 16 do mesmo dia, com tudo o que precisava.
Como o nosso país não é muito visto pela empresa sugiro, que sempre que for possível se vão colocando questões e enviem sugestões à própria equipa, (eu já o fiz), para que eles entendam que há pessoas a usar os seus produtos e que necessitamos dos seus serviços, como o Education Comunity, que certifica professores, para trabalhar com a tecnologia deles, o currículo de programação "Everyone can code" em braille, que foi lançado no Reino Unido, em parceria com o RNIB, entre outros. Sugiro que os utilizadores criem uma comunidade, para mostrar que temos força, e que somos em número suficiente para eles investirem no nosso país. Para entrar em contacto com a marca basta enviar um email para accessibility@apple.com.
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