A utilização do iPad na educação de crianças com necessidades especiais

     O iPad desde o seu lançamento em 2010 tem sido bastante utilizado por alunos de diversos graus de ensino em todo o mundo, inclusivamente para crianças com necessidades especiais. Um bom exemplo disso é que na Alemanha, em 2011, (um ano após o lançamento do primeiro iPad) já havia aulas de como utilizar o dispositivo para pessoas com deficiência visual. 



    Há algum tempo fizemos um artigo do porquê o iPad para a sala de aula. Neste artigo vamos falar das novas funcionalidades que chegaram no iPadOS 17 e que podem ajudar ainda mais. 

    A primeira funcionalidade é a "Fala em tempo real", que permitiria este caso, que alunos com mais dificuldade em falar escrevessem no teclado do dispositivo e este iria falar por eles, facilitando assim a comunicação entre aluno e professor. 

    A segunda funcionalidade, que é a "Voz Pessoal" pode ser integrada com a primeira, que serve para pessoas que têm tendência a perder a voz conseguirem falar através do dispositivo com a sua voz, depois de a perderem, ou quando tiverem a voz muito fraca. Para isso basta ler uma série de frases (infelizmente ainda não está em português). 

    A terceira funcionalidade, que pode ser interessante em sala de aula é o acesso guiado, uma vez que permite ao professor bloquear a aplicação em que o aluno se encontra, evitando assim distrações, pois para ser desativado vai exigir um código. 

    O Acesso Assistido também é uma funcionalidade que pode ser bastante interessante para a educação, pois é um mod que permite aos responsáveis escolher os apps que aparecem e como aparecem no ecrã, tendo assim uma experiência mais controlada, para quem tem mais dificuldades de aprendizagem. 

    Para pessoas com deficiência auditiva temos funcionalidades como "Aparelhos Auditivos", "Reconhecimento de Som" "Legendas", entre outras.

    Para pessoas com deficiência motora temos o "Controlo por voz", "Botão Lateral", "Controlo por Switch", e outras funcionalidades. 

    O "conteúdo Enunciado" é bastante relevante para quem tem dificuldades de leitura, como dislexia, mas não tem problemas de visão, pois ao selecionar a parte do texto que pretendemos ouvir, o dispositivo irá ler o texto em voz alta, permitindo pausar, retomar, andar para a frente e para trás. 

    Para pessoas com baixa-visão temos o zoom, que possui funções como ampliação por lente, ecrã inteiro, modo de contraste, entre outras. Também temos presente a app Lupa, que permite ampliar o que a câmara está a captar, colocar filtros de cor, aumentar, ou diminuir o contraste, fazer descrição de imagens na câmara Pode ser útil, quando um aluno não tem o ampliador, mas tem o iPad, para ver para o quadro, podendo inclusivamente tirar fotografia do que está a ver ampliado. 

    Para pessoas totalmente cegas, ou com baixa-visão, mas que prefiram usar a voz, temos o VoiceOver, o conhecido leitor de ecrã dos dispositivos Apple, que permite ouvir o que está no ecrã, fazendo inclusivamente descrições simples de imagens. 

    Em relação a apps para pessoas com dificuldades de comunicação temos os da AssistiveWare, que tem apps bastante interessantes para crianças e adultos, que não falam, e que estão a aprender a falar. O website é https://www.assistiveware.com/

    A inclusive Technology, também faz vários apps para iPad para pessoas com deficiência. Também faz alguns hardwares para a utilização do dispositivo com estes apps. O website é https://www.inclusive.com/uk/

    A Apple Pencil, também uma boa opção para a utilização com o iPad, para pessoas com baixa-visão, pois permite com os apps apropriados, desenhar, escrever, de forma fácil e rápida, sem perdermos o que estamos a fazer, como poderia acontecer com folhas de papel. 

    No Apple Education Community, há pessoas especializadas em acessibilidade na educação, que disponibilizam materiais para ajudar os professores, e educadores nesta tarefa. 

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