Como o Apple Vision Pro lançado. Como pode revolucionar a tecnologia de Acessibilidade no futuro?
O Apple Vision Pro foi lançado hoje, dia 2 de fevereiro nos Estados Unidos, nas lojas físicas e online. Este óculos de realidade mista (aumentada e virtual), poderá vir a revolucionar a tecnologia de acessibilidade. Isto, porque ele já tem todos os recursos de acessibilidade que os dispositivos Apple convencionais já possuem, funcionando de forma diferente, uma vez que não estamos a falar nem de um smartphone, computador, tablet, ou relógio.
Como estes óculos têm diversas câmaras, e sensores de detecção de profundidade, a marca utilizará estes óculos para perceber se consegue fazer medições de distância, de visualização de cores e outras de forma a que no futuro possa integrar estas tecnologias em um "Apple Glass" mais pequeno e que poderia ser usado por qualquer pessoa na rua, e que vai poder, por exemplo, indicar a cor do sinal do semáforo, por meio do VoiceOver, ou seja, se podemos atravessar uma passadeira, ou não, direções do GPS, também por voz, fazer leitura de placas de ruas, detecção de objetos, com indicação de distância por meio da voz, entre outras coisas. Pode ajudar, também em supermercados, a fazer a leitura dos preços, de rótulos, ou de qualquer outra informação. No trabalho, também nos pode ajudar, pois pode traduzir-nos uma conversa em tempo real. Poderá ainda haver muitas outras aplicações na vida quotidiana que ainda não estamos a imaginar, uma vez que ainda não usámos nenhuns óculos que possam fazer este tipo de coisas.
Atualmente os iPhones da linha Pro já fazem algumas destas coisas nativamente, sendo um teste muito importante, e sendo também muito muito importante que os utilizadores têm feedback para a equipa de acessibilidade da empresa, para que eles possam melhorar cada vez mais as funcionalidades. Também é importante que os utilizadores dêem ideias para que a empresa perceba que há utilizadores suficientes e continue a investir cada vez mais nesta área.
Em futuras versões deste dispositivo a marca planeia incluir funções que vão permitir ao dispositivo fazer áudio descrições, e projetar informações extra para quem tem baixa visão, ou outros problemas relacionados.
Comentários
Postar um comentário