Porque é importante darmos feedback das funcionalidades de acessibilidade existentes nos produtos Apple?
Como sabemos muitas pessoas com deficiência usam produtos da Apple, como iPhones, iPads, ou Macs, seja em casa, ou no caso de serem alunos, também na escola. Neste artigo venho falar-vos da importância de pessoas individuais, ou associações que ajudam pessoas a usar estes produtos darem feedback para a equipa de acessibilidade da empresa.
Há países, como o Reino Unido, Estados Unidos, e outros, onde a empresa interage com a comunidade, lançando ferramentas para a educação de pessoas com necessidades especiais, como por exemplo o currículo "Everyone can code" em parceria com o RNIB, em braille, para que crianças com deficiência visual pudessem aprender a programar com os seus iPads, através do app Swift Playgrounds, que é totalmente acessível. Ainda ligado à educação, existe também o Apple Education Comunity, que tem pessoas especializadas em educação de pessoas com deficiência, que está presente em Espanha, mas em Portugal não. Nestes países, a empresa entra em contacto com as associações de pessoas com deficiência, e pede, inclusivamente ajuda para desenvolver novas ferramentas , que poderão vir a estar presentes nos sistemas.
Se associações, que representam um grande volume de pessoas, e pessoas individuais dessem feedback das ferramentas de acessibilidade em Portugal, poderíamos ter, por exemplo, o controlo por voz, em português, a nova funcionalidade de voz pessoal, também na nossa língua, mas como não nos mostramos presentes, e somos um mercado pequeno, a empresa não "olha" para o nosso mercado de uma forma mais direta. Por isso penso que seria benéfico, associações, que representam pessoas com deficiência começarem a, pelo menos tentar dar feedback e novas ideias. Mesmo que estas não sejam implementadas, mostramos que no nosso país, os produtos deles têm relevância para o mercado de acessibilidade, pois como sabemos há muitas pessoas com deficiência a usá-los.
Quem puder instalar os betas (versões de teste), principalmente quando um novo sistema é lançado deve fazê-lo, pois com isso a empresa consegue resolver os problemas que aparecerem na nossa língua mais facilmente. Um exemplo disso, foi que eu no ano passado enviei um e-mail a explicar que o modo de acesso assistido não estava a funcionar corretamente no iPhone 13, que tenho, dando-lhes os detalhes do problema. Na versão final, o problema tinha sido resolvido.
Para dar feedback basta enviar um e-mail para accessibility@apple.com. Eu já lhes dei feedback várias vezes, inclusivamente dando sugestões, e obtive resposta, no mesmo dia, na maioria das vezes.
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