Apple anuncia novos recursos de acessibilidade para os seus sistemas operativos
No dia 16 de Maio comemorou-se o Dia Mundial de Consciencialização para a Acessibilidade, (Global Accessibility Awarness Day), e em comemoração a este dia, a Apple apresentou no dia anterior os recursos de acessibilidade que deverão chegar aos seus sistemas operativos mais tarde neste ano.
Nos iPads e iPhones, pessoas que tenham dificuldades motoras, vão poder começar a controlar os seus dispositivos com os seus olhos. usando a câmara frontal e os potentes processadores Apple Silicon (nome que a própria marca dá aos seus processadores), que possuem uma unidade de processamento IA. Esta função vai permitir navegar por qualquer área dos sistemas iOS e iPadOS, sendo que os utilizadores vão poder usar uma função chamada Dwell Control para aceder a qualquer elemento e a funções adicionais, como botões físicos, rolagem, e outros gestos.
Uma função que deve chegar também ao iPhone é o Music Haptics, que permite ao utilizador que não consegue ouvir, ou tem dificuldades em ouvir música sentir o ritmo dos diferentes instrumentos através da vibração do Taptic Engine do iPhone. Esta função vai estar disponível em muitas músicas no Apple Music, mas também vai ser disponibilizada como API para os programadores poderem integrar nos seus apps.
A opção Vocal Shortcuts permite aos utilizadores de iPhone e iPad
podem utilizar expressões personalizadas, que a Siri pode entender para ativar atalhos, e completar ações complexas.
Listen for Atypical Speech é uma outra função que permite a pessoas com dificuldade em falar já adquirida, ou que pode piorar, como por exemplo pessoas com esclerose lateral amiotrófica, parlesia cerebral, melhorarem o reconhecimento do seu discurso, por parte do sistema. Esta função usa inteligência artificial no dispositivo para reconhecer os padrões de fala do utilizador, permitindo assim um maior nível de personalização e controlo.
Veicle Motion Cues é uma nova ferramenta que vai permitir diminuir o enjoo em veículos em movimento. Para isso o dispositivo vai usar os censores presentes no mesmo, para "entender" quais os movimentos que o veículo está a realizar no momento e representa-los sob a forma de pontos nas bordas do iPhone e iPad, que farão os mesmos movimentos do veículo. Este tipo de solução pode ajudar, uma vez que os estudos dizem que estes enjoos acontecem por um conflito censorial, do que a pessoa vê e sente.
Também o Apple CarPlay vai ganhar novas funcionalidades, incluindo o controlo por voz, Reconhecimento de Sons, e filtros de cor, bem como outras funções de acessibilidade visuais, como texto em negrito e texto maior.
O Apple Vision Pro, lançado no dia 2 de Fevereiro também vai receber novas funcionalidades entre as quais estão, legendas em tempo real, para pessoas com deficiência auditiva, em chamadas de áudio e vídeo em apps como o FaceTime, e outros. Também vai ser possível mover as legendas em tempo real de uma posição para outra nessas mesmas chamadas. A compatibilidade para mais dispositivos Made For iPhone para a audição também será ampliada. Para a visão, as novidades para o VisionOS incluem a adição da inversão de cores inteligente, reduzir flashes e reduzir transparência.
Updates adicionais
Para quem tem baixa-visão, ou cegueira, o VoiceOver vai ter novas vozes, um rotor mais flexível, a possibilidade de se personalizar o volume da voz, bem como a possibilidade de personalizar os atalhos de teclado do VoiceOver no Mac;
A aplicação da Lupa vai receber um novo Modo de Leitura, bem como a possibilidade de lançar o Modo de Detecção através do botão de Ação.
Os utilizadores de Braille, terão uma nova maneira de iniciar, e permanecer no input de braille no ecrã, para um controlo mais rápido e input de texto. A linguagem Japonesa está disponível para input de Braille no Ecrã, bem como suporte para braille multi-linhas, com o Dot Pad braille Display, e a possibilidade de escolher tabelas de entrada e saída diferentes.
Para pessoas com baixa-visão, o Hover Typing mostra texto maior, quando se está a escrever em um campo de texto, na fonte e cor escolhidas pelo utilizador.
Para quem está em risco de perder a capacidade de falar, a "Voz Pessoal" estará agora disponível em Mandarim, e quem tem dificuldade em pronunciar e ler frases completas, pode fazer a sua voz pessoal com frases mais curtas.
Para utilizadores que não falam, a "Fala em tempo real" incluirá categorias, e compatibilidade simultânea com as "Legendas em tempo real"
Para pessoas com Deficiência Física, o TrackPad Virtual para o AssistiveTouch, permitirá que os utilizadores controlem o dispositivo usando uma parte do ecrã, como um trackpad.
O Controlo por Manípulos, terá uma opção para utilizar a câmara do iPhone e iPad para reconhecer gestos com os dedos, e usá-los como Switches.
O controlo por Voz, vai oferecer suporte para vocabulário personalizado, e palavras complexas.
Comentários
Postar um comentário