Acessibilidade Apple - Questões a abordar
No ramo da acessibilidade Apple há também certas questões que devemos abordar. Neste artigo falaremos das principais questões que contendem com a acessibilidade nos dispositivos da marca de Cupertino.
A integração entre as diferentes funcionalidades de acessibilidade e o restante do sistema é uma das principais questões.
Por exemplo, como o VoiceOver está embutido no sistema, ele pode usar modelos de inteligência artificial, para reconhecer o que está no ecrã, mesmo em sites/apps externos, que são pouco preparados para leitores de ecrã. Ainda dentro do VoiceOver, mas no iOS, ele tem a capacidade de descrever, de forma simples, as imagens que temos na nossa galeria, sem a necessidade de termos uma conexão com a internet. Funcionalidades como a "Fala em tempo real" integram-se com apps como o FaceTime para permitirem que pessoas com dificuldades em falar, possam escrever, que o sistema falará por elas. Também, o controlo por manípulos, que já vem integrado, está optimizado para as aplicações da própria Apple.
No campo da programação, a Apple desenvolveu a sua própria linguagem, o Swift, permitindo assim unificar a forma como as aplicações são escritas. Isso permite, que a empresa desenvolva uma documentação bem detalhada sobre como as apps devem ser feitas para funcionar bem com os seus produtos, incluindo com as funcionalidades de acessibilidade.
Ainda no ramo da programação, a App Swift Playgrounds, desenvolvido pela própria Apple para ensinar a programar, é uma aplicação totalmente acessível com as funcionalidades de acessibilidade.
Esta abordagem de integração entre todos os seus dispositivos e software, (ecossistema), seja ele dedicado à acessibilidade, ou não permite à Apple proporcionar uma melhor experiência de utilizador, aos seus clientes, não limitando assim, quem pode usar os seus produtos, e tendo cada vez mais pessoas com, e sem qualquer deficiência a usá-los.
Comentários
Postar um comentário