Mac -- um tudo em um na educação



Não! Este não é um artigo de publicidade. Que se fosse, creiam-nos, eu e o João queríamos que nos pagassem por isso, pois claro. 😀 

Este é só um artigo de coisas (pontos) óbvios do quanto um Mac é uma ferramenta super completa na educação, mas não só; porque sim, o Mac é uma ferramenta completa… e pronto. 🧰💻


Há cerca de 3 anos que entrei para esta aventura de ter Mac; a vida proporcionou-me essa oportunidade e eu agarrei. Ja tinha iPhone desde 2017 e Ipad desde 2020 e estava muito contente com os produtos que tinha. Havia sido com o Iphone que adquirira em 2019, e depois com o Ipad que conheci o Iwork da apple, numas versões mobile, claramente, diga-se, super acessíveis, versáteis e muito úteis, e também, incluídas no sistema, o que se pressupõem e muito bem, gratuitas.


Espanto foi quando aderi ao Mac, descobri, para além de um VoiceOver - (leitor de ecrã completo) integrado no sistema; coisa que para mim é fundamental, descobri que o Iwork que ja dispunha nos meus outros dispositivos vinha também no Mac, pronto a usar e sem custos. Paguei por tudo isto apenas a quando da compra do meu mac e tenho um office completo, ou quase completo na minha maquina, sem pagar mais nada. 

E, perguntam vocês: que raio é isso do Iwork. É nada mais nada menos que um pacote de programas, equivalente ao conhecido office presente no windows, mas que pelo qual têm de pagar para além do que ja pagaram pelo computador, quer seja numa subscrição mensal, para o office 365, quer seja para outro office que precisem de comprar. 

Com o Mac que qualquer aluno, pai ou responsável de apoio compre, de que forma for, o Mac traz consigo tudo o que o aluno precisa para estudar, fazer trabalhos, executar projetos, sejam eles quais forem,, porque o Iwork tem uma lista de programas bastante completa para responder às necessidades do utilizador.


Vejamos alguns exemplos:

Microsoft word / Pages;

Microsoft PowerPoint / Keynots;

Microsoft excel / Numbers.

Quaisquer projetos e ou trabalhos com mais que um colaborador pode ser feito no FreeForm: “Dar asas à criatividade, Planeie um projeto, crie um quadro de composição, desenvolva ideias, e muito mais. Criar um quadro, Adicione multimédia, ficheiros, hiperligações, texto e outros conteúdos, em qualquer parte num quadro, para criar o seu espaço criativo. Colaborar com outras pessoas, Convide pessoas para o seu quadro e desenvolvam ideias em tempo real.”

Criação de vídeos e fotografia em modos avançados e profissionais: Imovie e o Photo Booth.

Para os fans de música e criação da mesma, ainda dispomos de um programa bastante completo para isso, o: GarageBand.

Na onda da descontração, da criação de conteúdos para redes sociais, ou para aqueles trabalhos ou projetos cuja a imaginação precisa de ir mais além, a apple disponibiliza no Iphone e Ipad as apps: Clipes - na onda dos pequenos vídeos e o Reality Composer, que nos permite trabalhar e brincar com a realidade aumentada. “Experiência RA, Criar, ver e personalizar conteúdo 3D interativo.” Estas duas apps: Clipes e Reality Composer, estão apenas nos dispositivos móveis, mas os conteúdos nelas criados, após sincronização, são totalmente trabalháveis e possíveis de incluir em quaisquer projetos feitos nas apps Imovie e Photo Booth.


E sim, tudo isto é possível de ser usado com VoiceOver, e tudo é acessível. Não há motivos para dar lugar a diferença entre alunos com e sem dv, uma vez que todos podem fazer o mesmo. Com o Mac, podem. Uma aposta segura, para um caminho de autonomia e igualdade. 

 

Comentários