O futuro da Acessibilidade nos dispositivos Apple
Como todos sabemos, a Apple tem um grande compromisso com a acessibilidade desde há muitos anos, tendo implementado funcionalidades como o VoiceOver, Controlo por Voz, entre outras. Neste artigo falaremos sobre o futuro da acessibilidade no ecossistema Apple.
Pelo histórico a marca, no mês de Maio, em comemoração ao Global Accessibility Awarness Day, Dia Global de consciencialização para a Acessibilidade, na terceira quinta-feira do mês, que este ano é dia 15, costuma lançar as novas funcionalidades de acessibilidade para os seus sistemas operativos. Pela tendência do mercado atual, tão focado em Inteligência Artificial, algumas das funcionalidades deverão estar relacionadas ao tema, a pesar de a Apple estar atrasada em funcionalidades como a Apple Inteligence, que teve a nova Siri adiada.
Por exemplo, espero que a marca consiga entregar uma inteligência visual, que consiga descrever com maior detalhe o mundo ao nosso redor, usando Llms (Large language models, ou em português, grandes modelos de linguagem), com um processamento local, ou seja, sem a necessidade de recorrer a servidores, e à internet. Esta funcionalidade pode ocorrer no app Lupa, ou através do app nativo de Câmara, quando estamos a tirar fotografias. Essa descrição também faria sentido, quando estamos a navegar por websites, e necessitamos de uma descrição mais aprofundada das imagens, para percebermos o conteúdo que estamos a ler. Então, perguntam-me "Se estamos ligados à internet, para ler um website, porque não pode usar a internet para fazer essa descrição?". Eu respondo-vos: Para ter o mínimo de atraso possível. Não nos podemos esquecer que ao estarmos a enviar informação para um servidor, temos de esperar que a informação vá, seja processada, e volte. Por outro lado, também é uma questão de privacidade, podemos não querer que se saiba qual o site que estamos a ler.
Para pessoas com problemas de audição, espero que a empresa consiga melhorar ainda mais o modo de teste auditivo, que já é cientificamente aprovado em Portugal, e em muitos outros países europeus, e ao redor do mundo, como Estados Unidos, e Brasil, bem como melhore o modo de Aparelho Auditivo, que também está presente nos AirPods Pro, que pelo que sei, assim como o teste de audiometria é muito bom, mas como em tudo, há sempre espaço para melhorias. As Live Captions, ou seja, legendas em tempo real, também podem ser melhoradas, com os mesmos llms, uma vez que hoje em dia temos modelos como o ChatGPT que conseguem entender o que humanos falam. Espero que a Apple também consiga expandir a compatibilidade dos aparelhos auditivos MFI (Made for iPhone), para mais marcas. O reconhecimento de sons ganhar ainda mais capacidade de reconhecimento, também seria interessante, apesar de já ter uma grande capacidade.
Para a deficiência motora, espero que consigam implementar mais idiomas em funcionalidades controlo por voz, Ainda para a deficiência motora, o recurso de "Seguimento de olhar" poderá, por exemplo, prever melhor o que o utilizador quer fazer ao mover o olhar para um lado, ou para o outro.
Para pessoas com deficiência de fala, recursos como Voz Pessoal poderão, e deverão ganhar novas línguas, uma vez que assim, como o Controlo por Voz ainda não estão disponíveis em muitos idiomas, incluindo o Português.
Outras funcionalidades, como o Acesso Assistido, que reformula a interface do iOS deve vir a funcionar com outros recursos de acessibilidade, uma vez que quem os usa, como por exemplo pessoas com alguma limitação cognitiva, também pode precisar desses recursos.
No Apple Vision Pro funcionalidades que permitam a quem tem baixa visão, ou cegueira compreender o espaço ao seu redor, quer seja, através de áudio, ou através de ampliação sem perder a noção do espaço ao seu redor, ampliando apenas uma pequena parte do campo de visão, também poderão ser implementadas, sendo que no meu ponto de vista, a equipa de acessibilidade, está a tentar trazer um app de Lupa para o Vision Pro (que seria muito útil), sendo que pelo que entendo, a maior dificuldade que estão a encontrar é como selecionar de forma simples a área que se quer ampliar, e como mover de um local para o outro.
É de salientar, que nem todas as funcionalidades que citei acima, serão para todos os sistemas, sendo necessário entender em quais fará sentido implementar, ou não, e é claro poderão, vir funcionalidades que não mencionei aqui (é o mais provável).
Diga-me nos comentários deste post, funcionalidades que gostariam que fossem implementadas nos próximos sistemas Apple, e sugiram diretamente, pelo email accessibility@apple.com. Por este email, também podem e devem dar feedback das funcionalidades atuais, sempre que encontrarem um pequeno bug.
eu só precisava de algumas coisas para poder trabalhar só com uma mão, a mão esquerda pois a direita já perdi esperanças que venha a recuperar.
ResponderExcluir