Porque o zoom do Mac parece sempre tão nítido?
Quem tem baixa-visão já deve ter usado o zoom presente nos diferentes sistemas operativos, em alguma tarefa do seu dia-a-dia. Neste artigo veremos como os dispositivos Apple , mais especificamente o Mac trabalham a imagem e o zoom que nos permitem ver com tanta clareza e nitidez o que está no ecrã.
Como o macOS trabalha a resolução do ecrã?
O macOS usa um sistema chamado HiDPI/retina, onde a interface é desenhada em "pontos" e não pixels. Isto significa que embora o ecrã tenha um número de pixels fixo, o sistema renderia a interface em uma resolução maior do que a do ecrã fisico para garantir nitidez. Por exemplo, no MacBook Air M1, que tem uma resolução de 2560 x1600 pixels, e uma densidade de pixels de aproximadamente 227 pixels por polegada, o sistema cria internamente a interface em uma resolução maior, como 2880 x 1800, o que resulta em textos mais nítidos, tamanhos consistentes em toda a interface, e zero problemas de compatibilidade. O macOS faz este processamento automaticamente, de forma invisível, garantindo qualidade máxima qualidade com mínimo esforço por parte do utilizador.
Como funciona o Zoom no macOS?
O zoom do macOS funciona através de uma camada de ampliação presente. no compositor de janelas do sistema, (WindowServer). Internamente, o sistema, uma vez que opera por pontos, e não por pisei, como falámos anteriormente, tem a interface de utilizador desenhada com vetores, o que leva a que quando o zoom é ativado, o sistema capture a imagem da área que está a ser visualizada, sendo que sempre que possível, o sistema re-renderiza essa imagem ampliada, em vez de simplesmente ampliar diretamente. Ou seja, texto, ícones, e interface são redesenhados para garantir mais nitidez. Apenas elementos como videos, imagens, e jogos são de facto apenas ampliados.
A aplicação "Lupa" do Windows é o zoom oficial do sistema, contudo funciona de uma forma completamente diferente do Zoom do macOS.
O Windows captura a imagem final renderizadas pelo Desktop Window Manager, e é simplesmente ampliada, não existindo qualquer re-renderização da interface, texto, etc. Isto leva a que textos, e interfaces não fiquem tão nítidos (geralmente acima dos 200% começa a perder definição), interfaces legadas podem ficar borradas rapidamente, e o desempenho depende da placa gráfica, e da resolução do ecrã.
Por esta forma de funcionar completamente diferente, é que mesmo ampliando o ecrã no macOS obtemos uma imagem muito mais nítida do que no Windows. Emm artigos futuros exploraremos como funciona em outros dispositivos Apple, comparado com o Android.
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